As Built: saiba tudo sobre este tipo de projeto

por | 30/10/2018

Entenda o que é um projeto As Built e por que ele é importante

O termo “As Built” é relativamente comum no ramo de engenharia. Ele vem do inglês e pode ser traduzido em “conforme/como construído”. Ele consiste no levantamento de todas as medidas existentes em um projeto.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito dessa técnica.

Como, por exemplo:

  • O que é o As Built
  • Quais os tipos de As Built
  • Por que ele é importante?

O QUE É AS-BUILT

Como mencionado, o As Built consiste em levantar todas as medidas de um projeto. Essas informações são transformadas em um desenho técnico que irá representar o status atual do andamento do projeto – como instalações elétricas, hidráulicas, estruturais, etc.

Começando do zero, ele serve para registrar todas as alterações ocorridas em uma obra – e vai ganhando revisões na medida em que o projeto vai sendo modificado. A última revisão do documento leva o nome de “As Built”, indicando que o desenho está de acordo com o projeto; “como construído”.

O documento também facilita manutenções futuras, pois apresenta todas as alterações que ocorreram no projeto até ele chegar em sua forma final. Assim, quando alterações futuras forem feitas, é possível enxergar o projeto original e usa-lo como guia.

QUAIS OS TIPOS DE AS BUILT?

O modelo pode ser classificado em 3 tipos. Eles são:

#1 As Built Arquitetônico

Neste modelo, são consideradas medidas, dimensões e aspectos relativos aos materiais que compõem a construção. Veja alguns itens:

  • Estrutura
  • Alvenarias
  • Vedações
  • Esquadrias
  • Revestimentos de piso
  • Parede
  • Forro
  • Elementos de cobertura
  • Telhado

#2 As Built Elétrico

Nele se verificam as instalações elétricas da edificação. O As Built Elétrico analisa a distribuição de circuitos – com o objetivo de identificá-los de forma correta, junto aos quadros de distribuição. Isso também serve para reconhecer se a demanda instalada é compatível com a ofertada.

Nisso são apurados os elementos que compõem as instalações elétricas como, por exemplo, eletrodutos e perfiliados.

Além disso, ele contém informações relativas ao padrão de entrada de energia, medição, geração e transmissão.

#3 As Built Hidráulico

Esse As Built verifica a infraestrutura hidráulica da construção. Identificando todos os elementos que constituem os diferentes conjuntos de instalações e unindo-os em um sistema hidráulico completo. Ele também aponta os principais ramais e percursos da água.

POR QUE ELE É IMPORTANTE?

O documento de As Built é importante para uma obra, pois, com o passar do tempo, uma edificação passa por diversas reformas e alterações. Ele é como um “mapa”, mostrando o projeto original e quais modificações foram feitas.

A Eletrorede Engenharia tem sólida experiência na prestação de diversos serviços do setor industrial. Uma de nossas especialidades é o Projeto de As Built. Entre em contato e solicite um orçamento!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

apontamento-de-obra
Apontamento de produção: como isso impacta uma obra?

Um bom apontamento de produção pode transformar a execução de uma obra. Nele, registramos todas as informações do projeto, do começo ao fim, além de
Saiba mais

Manutenção Preditiva: O que você precisa saber sobre essa prática!

A manutenção preditiva pode fazer toda a diferença em seu orçamento. Não é incomum uma empresa ou indústria querer reduzir custos de operação e melhorar
Saiba mais

Cronograma de Obras: veja as principais etapas deste documento

Quais são os tópicos fundamentais para um Cronograma de Obras eficiente? É fato: um planejamento bem estruturado faz toda a diferença. Não só na Engenharia,
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá