Qual é o papel do comissionamento na Engenharia?

por | 06/11/2018

O que é o comissionamento e pra que ele serve?

Um dos grandes motivos de atrasos e gastos desnecessários no término de projetos é o comissionamento. Porém, ainda existe pouco material na área de engenharia que explica o tema de forma simples.

Sabendo da importância desse tema, decidimos explicar da melhor forma o que é o comissionamento, como ele funciona e por que ele é necessário em projetos de engenharia.

Continue a leitura para saber mais.

O QUE É COMISSIONAMENTO?

Segundo o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o comissionamento é:

“A atividade técnica que consiste em conferir, testar e avaliar o funcionamento de máquinas, equipamentos ou instalações, nos seus componentes ou no conjunto, de forma a permitir ou autorizar o seu uso em condições normais de operação.”

Na prática, o comissionamento consiste na aplicação de um conjunto integrado de técnicas e procedimentos, para inspecionar:

  • Peças;
  • Instrumentos;
  • Equipamentos;
  • Módulos;
  • Subsistemas;
  • E sistemas.

E POR QUE O COMISSIONAMENTO É FUNDAMENTAL?

O comissionamento é um passo muito importante na finalização de um projeto, pois é ele que irá assegurar se a unidade – civil ou industrial – pode ser entregue para o proprietário. É ele que vai garantir a operabilidade do projeto.

Por isso que o comissionamento deve ser um ponto crucial na hora de planejar uma obra. Quando executado de forma correta e planejada, ele auxilia o andamento do projeto, sendo essencial para o cumprimento de alguns requisitos como:

  • Prazos;
  • Custos;
  • Segurança;
  • E qualidade do projeto.

Com isso, na hora de desenhar um projeto, é importante lembrar-se da importância do comissionamento. Ele é uma complexa especialidade técnica e é tão necessário dentro de um projeto de engenharia quanto outras especializações mais tradicionais da área.

 

Especializada em serviços que vão do planejamento de montagem de infraestrutura à manutenção industrial, a Eletrorede Industrial é capacitada para trabalhar com indústrias de diferentes segmentos. Dentre os projetos com que trabalhamos, está incluído o comissionamento.


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

Gerenciamento de Obras: 5 pontos para prestar atenção

Separamos 5 pontos cruciais para um bom Gerenciamento de Obras. Fazer um gerenciamento de obras eficiente exige muita atenção de um engenheiro. Afinal, trata-se de
Saiba mais

Como economizar em uma obra? Veja 4 dicas matadoras para um bom orçamento!

Será que é possível manter o orçamento em uma obra sem perder a qualidade? Seja a instalação de um sistema de combate a incêndio ou
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá