Gerenciamento de Obras: 5 pontos para prestar atenção

por | 16/10/2018

Separamos 5 pontos cruciais para um bom Gerenciamento de Obras.

Fazer um gerenciamento de obras eficiente exige muita atenção de um engenheiro. Afinal, trata-se de um processo complexo e cansativo. É preciso cuidar de todos os detalhes, desde o primeiro momento da obra até a entrega do projeto pronto.

Mas, como dar conta de tudo? Cumprir prazos, fazer uma boa gestão de construção, não estourar o orçamento – e sem perder a qualidade do serviço! – é complicado. Porém, prestando atenção nestes pontos que iremos levantar tudo isso fica mais simples.

Confira!

#1 COMECE COM UM ESTUDO DE VIABILIDADE

Antes de começar qualquer empreendimento é preciso estudar o território. Quando se trata de uma obra, é fundamental realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica. Esta avaliação serve para prospectar os custos da obra e suas possibilidades de venda. Assim, você será capaz de compreender se este é um investimento que vale a pena ou não.

O estudo leva em consideração:

  • Matéria-prima
  • Materiais
  • Métodos que serão utilizados
  • Valor de contratação de funcionários
  • Fornecedores

Essas informações são muito valiosas para se fazer um bom gerenciamento de obras. Lógico que elas devem ser complementadas por fatores mais abrangentes, como:

  • Zoneamento urbano
  • Restrições da área
  • Limitações legais
  • Levantamento da taxa de ocupação
  • Autorizações para a execução da obra

#2 CUIDADO COM O ORÇAMENTO!

Acompanhar as variações do mercado é um fator muito importante quando se faz o levantamento de preços para uma construção. Ter esse cuidado diminui riscos e te ajuda a fazer um gerenciamento de obras eficiente.

#3 MONTE UM CRONOGRAMA

Depois de fazer suas pesquisas para descobrir se a obra é de fato viável e montar um orçamento, vem uma etapa complexa: montar um cronograma.

Especifique ao máximo cada item necessário para a obra e verifique se o fornecedor consegue cumprir seus prazos. O sincronismo entre a entrega dos materiais e a atuação da equipe de trabalho é fundamental para um bom andamento da obra.

Não esqueça de considerar feriados existentes e possíveis problemas externos, como excesso de chuva, que podem atrasar a obra.

#4 GESTÃO DE CANTEIRO DE OBRAS

Estar presente na execução do projeto é essencial para que o gerenciamento da obra aconteça de forma correta. Afinal, alguém precisa acompanhar a evolução da construção ou instalação – e dar direcionamentos assertivos. A gestão do canteiro de obras evita o desperdício de materiais – o que ajuda a reduzir custos.

Além disso, a presença do gestor na obra auxilia no andamento da equipe de trabalho – esclarecendo dúvidas, prevenindo erros e garantindo a segurança dos envolvidos.

#5 A TECNOLOGIA É SUA ALIADA

A tecnologia já facilita nossa vida em tantos aspectos. É claro que no trabalho ela também iria estar presente. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar no gerenciamento de obras! Separamos nossos 5 favoritos, confira:

  • AutoCAD 360
  • Construct
  • PlanGrid
  • Smart Tools
  • Evernote

O gerenciamento de uma obras exige muito cuidado, atenção e tempo de um engenheiro. Mas é esta dedicação que garante um resultado de qualidade!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

Gestão de prazos eficiente: veja como gerenciar uma obra de maneira assertiva

Explicamos tudo o que você precisa saber para uma gestão de prazos sem estresse! Gerenciar uma obra pode ser um processo estressante. Existem inúmeros detalhes
Saiba mais

Mapa de Risco: o passo-a-passo para elaborar o documento!

Entenda a importância do Mapa de Risco na prevenção de acidentes de trabalho. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá