Manutenção preventiva: menos imprevistos, mais produtividade

por | 27/03/2018

Entenda o que é quais são os benefícios de incluir a manutenção preventiva no planejamento da sua empresa.

Em um mercado extremamente competitivo, as empresas que se destacam são aquelas que não se acomodam e buscam sempre aprimorar seus processos. A manutenção preventiva é uma estratégia que diminui os riscos de imprevistos, aumenta a produtividade das máquinas e reduz custos.

Quer se aprofundar no tema? A Eletrorede preparou um conteúdo muito bacana para você! Continue a leitura e conheça os benefícios da manutenção preventiva.

O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Quando pensamos em realizar a manutenção de equipamentos, geralmente estamos falando de corrigir uma falha já existente. Ao contrário das intervenções corretivas, atitudes tomadas a posteriori, a manutenção preventiva tem como objetivo principal evitar ou reduzir problemas no maquinário.

Não raro, indústrias precisam gerenciar situações de crise neste âmbito. Muitas vezes a falha no sistema é tão comprometedora que a produção precisa ser interrompida por tempo indeterminado. Como o próprio nome indica, a manutenção preventiva é usada no contexto de prevenção.

A ação é resultado de um monitoramento, avaliação e pequenos reparos para impedir falhas no desempenho das máquinas. Para estabelecer a periodicidade das intervenções e quais reparos serão realizados, é necessário considerar fatores estatísticos e as especificações do manual do fabricante. Esta prática permite que os equipamentos operem em condições próximas àquelas que tinha quando saiu de fábrica. Ou seja, evita perdas de performance, desgastes prematuros e a degradação das peças.

CONHEÇA AS VANTAGENS

Nos últimos anos, a manutenção preventiva conquistou o mundo. Não dava para esperar um resultado diferente, afinal ela é uma estratégia muito eficaz! Que tal conhecer alguns dos benefícios de adotar esta prática na sua empresa ou indústria?

  • CONTROLE DAS ATIVIDADES
    O fato da manutenção preventiva ser um procedimento previamente agendado, é possível ter um controle assertivo das atividades da empresa. Além disso, você saberá com antecedência quais serão os recursos necessários para garantir esta intervenção.
  • CONSUMO CONSCIENTE
    Com um planejamento bem definido, é possível estimar o consumo de materiais. Elimina-se, assim, a conveniência de manter equipamentos de reserva desnecessários para o processo de produção. Trabalhe com o seu estoque reduzido!
  • REDUÇÃO DE CUSTOS
    Em comparação ao custo de intervenções corretivas, a manutenção preventiva é muito mais barata. Avaliar e substituir apenas algumas peças de uma máquina em funcionamento custa menos do que se deparar com um imprevisto, investigar a causa do problema e arcar com o valor do conserto.
  • EVITA E PREVINE FALHAS NOS EQUIPAMENTOS
    Este fator traz benefícios em dobro! Além de reduzir os riscos de quebras, a manutenção preventiva aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Garantindo que todo o processo funcione com excelência, elimina-se também impactos negativos na produção e nos lucros.
  • EVITE SURPRESAS
    Como a manutenção preventiva é previamente agendada, o planejamento orçamentário fica muito mais coerente com a realidade. Afinal, é possível prever os gastos com mão de obra e com as peças.
  • INVESTIMENTO NA PERFORMANCE
    A melhor alternativa para garantir o máximo desempenho dos equipamentos é a manutenção preventiva. É impossível eliminar toda a probabilidade de falhas, mas esta prática reduz significativamente o risco de imprevistos. Em outras palavras, ela garante confiabilidade para o maquinário.
  • MAIS SEGURANÇA
    Como já abordamos o assunto neste artigo, garantir a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho é responsabilidade da empresa. A manutenção preventiva também evita que os operadores de máquina sofram acidentes.

Fato é: toda a empresa precisa fazer um planejamento bem definido. Neste caso, é fundamental incluir a manutenção preventiva neste conjunto de análises periódicas. Para garantir a eficiência desta prática, você precisa contar com uma equipe capacitada tecnicamente para identificar, antecipar e prevenir ante os problemas que podem aparecer com o tempo. 

A Eletrorede é especialista na manutenção preventiva de válvulas de controle, malhas de processo até painéis de comandos elétricos. Estamos preparados para atender as demandas específicas de cada cliente.

 Clique aqui para saber mais detalhes sobre a nossa atuação ou entre em contato conosco!


Artigos Relacionados
Manutenção: Por que investir na análise físico-química de óleo isolante?

O óleo isolante é um fluido estável utilizável em equipamentos elétricos como transformadores, reatores de potência, capacitores de alta tensão e outros. Ele é essencial
Saiba mais

Como economizar em uma obra? Veja 4 dicas matadoras para um bom orçamento!

Será que é possível manter o orçamento em uma obra sem perder a qualidade? Seja a instalação de um sistema de combate a incêndio ou
Saiba mais

Gestão de prazos eficiente: veja como gerenciar uma obra de maneira assertiva

Explicamos tudo o que você precisa saber para uma gestão de prazos sem estresse! Gerenciar uma obra pode ser um processo estressante. Existem inúmeros detalhes
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá