Comunicação interna: você conversa com a sua equipe?

por | 29/03/2018

Entenda como a comunicação interna pode impactar os projetos da sua empresa.

Você sabia que uma das principais causas para o fracasso de alguns processos corporativos é a falta de comunicação interna? Uma equipe de funcionários alinhada e ciente das metas a serem alcançadas faz toda a diferença nos resultados de uma empresa.

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EXPLICANDO O CONCEITO

Nós somos seres relacionais. Isto significa que sentimos a necessidade – praticamente fisiológica – de trocarmos informações. A comunicação é uma via de mão dupla! Para que uma mensagem seja transmitida com eficácia, são necessários um emissor e um receptor. O pensamento é transmitido por intermédio de recursos físicos – como a fala, a linguagem corporal, a escrita, etc.

Nesta troca as pessoas compartilham não só pensamentos racionais, mas principalmente suas emoções. Segundo Eckhard, para que um processo de comunicação seja realmente efetivo, uma simples informação não basta. É preciso envolver sentimento de ambas as partes. Além disso, o receptor deve reagir ao que foi comunicado. O feedback também é uma confirmação de que a mensagem foi compreendida.

A comunicação pode encontrar barreiras para se estabelecer – a estes obstáculos damos o nome de ruído. Este é um dos fatores que pode dificultar o entendimento da informação pelo receptor.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO

Para que qualquer empresa – seja escritório ou fábrica – alcance bons resultados, é fundamental que ela tenha processos bem estruturados. Uma comunicação interna de qualidade garante que a equipe trabalhe de forma alinhada e harmônica, evitando o fracasso dos projetos.

Não é raro que a gestão e a liderança tratem de certos assuntos em sigilo. Desconsideram a importância do diálogo e acabam deixando de estimular o engajamento dos funcionários. Problemas de relacionamentos interpessoais também influenciam negativamente neste processo.

Investir na comunicação interna é fundamental para que as informações circulem. Este hábito gera oportunidades de cooperação e construção coletiva. Desta forma, é possível direcionar os esforços com assertividade e coerência em relação às metas.

 PONTE PARA O SUCESSO

Imagine que você está caminhando e chega até a beira de um rio. Do outro lado, é possível avistar uma paisagem belíssima. O grande problema é que você não consegue atravessar nadando ou de barco – já que a correnteza é forte. O ideal seria construir uma ponte! O mesmo acontece com a distância entre você e seus colegas de equipe. A comunicação é cumpre o papel de estabelecer relações saudáveis e conexões entre os indivíduos.

Estudos apontam que as pessoas se sentem mais confortáveis em trabalhar com colegas em quem confiam. Para que haja esta construção, é preciso investir e criar oportunidades para incentivar a comunicação interna. Quando existe a troca de informações e sentimentos, há sentido na mensagem.

Veja algumas formas de trabalhar a comunicação dentro da empresa:

  • E-mail
  • Boletim interno
  • Mural de avisos
  • TV Corporativa
  • Reuniões de alinhamento
  • Dinâmicas focadas em Team Building

 O meio é apenas um fator estratégico. A mensagem precisa ter condições de chegar ao receptor sem ruídos – para que ele interprete, reaja e forneça um feedback. A comunicação é um dos fatores que legitima a nossa humanidade e causa impacto tanto na vida pessoal, quanto nas relações profissionais. Por isso, investir na cultura do diálogo é fundamental para conquistar funcionários motivados e engajados com as causas da empresa.

Converse com a sua equipe. Este hábito não elimina os problemas da rotina corporativa – mas, com certeza, é o primeiro passo para encontrar a solução!

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