Sinalização de emergência: sua empresa está adequada às exigências?

por | 26/06/2018

Entenda o que é Sinalização de Emergência e qual a sua importância.

A segurança no trabalho é uma prática que deve sempre estar no radar de qualquer liderança empresarial. Aliás, também é papel dela seguir algumas normas em questão de infraestrutura, protegendo não só o patrimônio material – como também as vidas que transitam pelo local. É por isso que é importante investir em um Sistema de Combate a Incêndio e possuir uma sinalização de emergência adequada às exigências.

Continue a leitura para saber mais sobre este assunto tão elementar!

NO QUE CONSISTE A SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA?

O Corpo de Bombeiros é apenas um dos órgãos que exige e regulamenta a instalação da sinalização de emergência adequada em espaços como condomínios residenciais, locais de grande circulação (indústrias, hospitais, shoppings, etc.) e qualquer tipo de comércio.

Ela é importante no auxílio à redução de situações de incêndios por alguns motivos:

  • Alerta e indica lugares ou situações de risco;
  • Orienta ações para o combate do fogo;
  • Sinaliza a localização de equipamentos de combate a incêndio;
  • Aponta as rotas seguras de fuga em caso de emergência.

A ABNT NBR 13434 é a norma responsável por discriminar todas as padronizações em relação à sinalização de emergência. Ela descreve a instrução técnica de formas, dimensões, cores e símbolos adotados em cada sinal contra incêndio e pânico.

SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA: CONHEÇA OS TIPOS 

De acordo com a Norma Técnica, a sinalização de emergência pode ser dividida entre os grupos a seguir: 

1. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA BÁSICA

Esta categoria diz respeito ao conjunto mínimo de equipamentos de sinalização que são de cunho obrigatório em qualquer tipo de estabelecimento. A sinalização básica pode ser dividida em 4 subcategorias de acordo com a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento, equipamentos.

Veja mais detalhes:

A. PROIBIÇÃO
Sinaliza a proibição de ações capazes de originar um incêndio ou contribuir para o seu agravamento. 

B. ALERTA
Tem o objetivo de indicar áreas e materiais com grande potencial de risco de incêndio, choques elétricos, contaminação por produtos perigosos e/ou explosões.

C. ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO
Aponta as rotas seguras de saída e fuga em caso de emergência – além de indicar as ações necessárias para permitir seu acesso com segurança e o uso adequado. 

D. EQUIPAMENTOS

Como o próprio nome indica, esta categoria de sinalização é responsável por mostrar onde estão localizados e quais são os tipos de equipamento de combate a incêndio. Alarmes também entram nesta modalidade.

 2. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA COMPLEMENTAR

Este conjunto de sinais é composto por faixas de cor ou mensagens com a função de complementar a sinalização básica – diminuindo mais ainda os riscos de acidentes e perigos.

Esta categoria alerta obstáculos no meio do caminho, indica a localização de sistemas hidráulicos fixos, rotas de fuga, o armazenamento de produtos perigosos e outros.

A. ROTA DE SAÍDA
Mostra o trajeto completo até a saída de emergência. Também recebe o nome de indicação continuada.

B. OBSTÁCULOS
Indicam pilares, desníveis, vigas, degraus, entre outros obstáculos estruturais na rota de fuga.

C. SISTEMAS HIDRÁULICOS
Identificam tubulações fixas e os acessórios usados para o sistema de hidrantes e sprinklers (chuveiros automáticos).

3. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA PERSONALIZADA

Em ocasiões de demandas específicas – como a sinalização de medidas de combate a incêndio existentes naquele local, aplicação de textos diferentes ou a tradução para idiomas estrangeiros – utiliza-se a sinalização personalizada.

É importante lembrar que esta categoria não exclui a sinalização de emergência básica.

DE OLHO NAS EXIGÊNCIAS

É fundamental e urgente que todos os estabelecimentos comerciais, indústrias, condomínios residenciais e outros espaços, se adequem às exigências em relação à sinalização de emergência.

As especificações técnicas de cada categoria estão descritas na NBR 13434, mas contar com uma empresa especialista neste tipo de material é o caminho mais seguro para utilizar a sinalização adequada.

 A Eletrorede Engenharia possui grande expertise neste assunto. Nosso time de profissionais está preparado para realizar a instalação da sinalização adequada às exigências legais e regulamentadoras. Conte com a nossa equipe para te atender!


Artigos Relacionados
Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

Hidrante: aprenda a diferenciar cada categoria

O hidrante é um componente essencial do sistema de combate a incêndio. Aprenda a diferenciá-los! Quando pensamos em um projeto de segurança contra incêndio, este
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá