Mapa de Risco: o passo-a-passo para elaborar o documento!

por | 11/07/2018

Entenda a importância do Mapa de Risco na prevenção de acidentes de trabalho.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o Brasil é o 4º país com mais acidentes de trabalho. São, em média, 700 mil casos por ano – isso é muita coisa! Diante deste cenário, ferramentas de gestão e prevenção como o Mapa de Risco são fundamentais para proteger a integridade física dos funcionários.

AFINAL, NO QUE CONSISTE O MAPA DE RISCO?

Em linhas gerais, o Mapa de Risco é uma representação gráfica do ambiente de trabalho. Ele é muito usado no setor de construção civil, instalações, indústria e em outros espaços que oferecem perigo no exercício da atividade profissional.

Nesta cartografia, os tipos e níveis de ameaça existentes em cada setor são indicados com círculos coloridos. Contudo, sua elaboração não é tão simples. Ela envolve uma análise complexa e detalhada dos processos internos. Com todos os riscos expostos, os funcionários saberão exatamente quais locais acessados ou atividades realizadas necessitam de extrema cautela e atenção.

Veja alguns indicadores avaliados:

  • Equipamentos;
  • Materiais;
  • Condições do ambiente;
  • Jornada e ritmo de trabalho;
  • Processos e organização da equipe;
  • Entre outros!

É importante ressaltar que o Mapa de Risco é uma exigência legal, regulamentada pelo Ministério do Trabalho. A elaboração deste documento é obrigatória para empresas prestadoras de serviços com determinado grau de risco e número de empregados o suficiente para a constituição de uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em caso de acidente no local de trabalho, a ocorrência deve ser comunicada à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte. Quando há óbito, o informe deve ser realizado no momento imediato. Se a empresa não relatar o incidente no prazo estabelecido, poderá ser multada.

PASSO-A-PASSO: APRENDA A ELABORAR O MAPA DE RISCO!

Apesar de ser uma tarefa muito analítica, a elaboração do Mapa de Risco pode ser resumida em 6 etapas. Veja a seguir como preparar este documento:

#1 PROCESSO

Observe com atenção as dinâmicas, fluxos e processos internos das equipes que estão atuando naquele ambiente. Procure responder a estas perguntas:

  • Quantos funcionários compõem a equipe?
  • Qual o gênero e a faixa etária dos trabalhadores?
  • Quais são os equipamentos e materiais usados para executar o trabalho?
  • Quais são as atividades exercidas no local?
  • A equipe passou por capacitação profissional, de segurança e saúde?
  • Como é o local analisado?

#2 RISCOS EXISTENTES

Identifique os tipos e níveis de riscos que o ambiente oferece. Para facilitar este trabalho, veja a classificação utilizada:

GRUPO 1
Risco: Físicos
Identificação: Verde
Descrição: Calor, frio, radiação, umidade, vibração, ruído, pressão anormal, radiação.

 

GRUPO 2
Risco: Químicos
Identificação: Vermelho
Descrição: Gás, vapor, poeira, neblina, fumo, névoa.

 

GRUPO 3
Risco: Biológicos
Identificação: Marrom
Descrição: Protozoários, vírus, fungos, insetos, bacilos, parasitas, bactérias.

 

GRUPO 4
Risco: Ergonômicos
Identificação: Amarelo
Descrição: Ritmo excessivo, monotonia, repetitividade, esforço físico intenso, transporte manual de peso, jornadas de trabalho extensas, controle rígido de produção, posturas inadequadas.

 

GRUPO 5
Risco: Acidentes
Identificação: Azul
Descrição: Quedas, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, animais peçonhentos, risco de explosão e incêndio, iluminação e arranjos físicos inadequados.
 

#3 MEDIDAS PREVENTIVAS

Quais são as medidas preventivas que a empresa investe? Elas são eficientes? Observe se estas medidas atendem as seguintes categorias:

  • Proteção individual e coletiva;
  • Organização do trabalho;
  • Higiene e bem-estar: refeitório, vestiários, sanitário, bebedouro, etc. 

#4 SAÚDE

A partir de alguns indicadores de saúde, fala uma avaliação. Identifique acidentes de trabalho que ocorreram no passado, causas frequentes de ausência no trabalho, queixas comuns aos funcionários e diagnósticos de doenças decorrentes do exercício laboral.

#5 DE OLHO NO PASSADO

Procure ter acesso ao levantamento de dados organizacionais, ambientais e de trabalho feitos em outros momentos.

#6 IDENTIDADE VISUAL

O Mapa de Risco deve ser desenvolvido com o layout institucional. Descreva o significado de cada símbolo de identificação utilizado no documento. Lembre-se: quanto mais detalhes expostos, mais conscientes estarão os trabalhadores em relação aos riscos de seu trabalho.

A Eletrorede tem experiência na prestação de serviços de Engenharia que oferecem certo risco ao trabalhador. Por isso, entendemos que a integridade física e a saúde dos funcionários são uma prioridade! Nossa equipe é capacitada para executar estas atividades em segurança, de acordo com a regulamentação adequada.


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá